[Resenha] Quem é você Alasca
Sinopse: Miles Halter tem fascinação pelas últimas palavras que grandes pessoas disseram antes de morrer. Vive de devorar biografias. Mas está cansado de ter só isso para livrá-lo do tédio que é a vida com os pais, na Flórida. Em busca do que o poeta François Rabelais chamou em suas últimas palavras de o “Grande Talvez”, Miles sai de casa para ingressar na Escola Culver Creek, um internato no Alabama. Muitas coisas o esperam lá; entre elas, Alasca Young. Inteligente, engraçada, louca e incrivelmente sexy, Alasca vai arrastar Miles para seu labirinto e catapultá-lo sem misericórdia na direção do Grande Talvez.
Miles Halter é um garoto que passa o seu tempo lendo biografias ou qualquer coisa que contenha as últimas palavras das pessoas. Ele não tem amigos e o mais próximo de amizade que ele tem nem é tão importante e sólido assim. Ele vive para encontrar as últimas palavras de pessoas famosas. Em uma dessas buscas, ele encontra o "Grande Talvez". Então, ele decide ir em busca desse dilema, ou melhor, da solução dele.
Para encontrar a resposta que procura, Miles vai para a escola Culver Creek, onde conhece o Chip, mais conhecido como Capitão, o Takumi, a Lara e a Alasca. Com isso, pela primeira vez em sua vida ele se sente parte de algo, de um grupo. No entanto mantém uma grande paixão platônica por Alasca Young. O que poderia ser algo bom se ela não tivesse namorado.
Alasca é uma garota surpreendente. Ela sempre tem grandes ideias, mesmo com a sua mudança de humor frequente. Ela se torna cada vez mais parte da vida de Miles, e isso porque ela o arrasta por um labirinto aparente sem saída. Alasca Young é uma jovem que vive cada dia como se fosse o último, pois ela sabe que uma hora ou outra seu labirinto do sofrimento chegará ao fim.
Até que ponto a amizade de Alasca com os demais chegará? Será que eles realmente sabem quem é ela? Será que Miles conseguirá entender a cabeça de Alasca Young? O livro é dividido em duas partes: antes e depois. O acontecimento que determina e separa essas partes é colocado de maneira surpreendente e inesperada.
John Green é um escritor fascinante! Ele mostrar as coisas como deveriam ser, ou como ele considera que deveria ser ( e eu concordo com ele!). Ele aborda alguns temas de uma forma tão natural que parece até uma história contada por um amigo. Quem é você, Alasca? é um livro emocionante que gira em torno de uma situação tão simples e recorrente que para esses personagens se torna algo muito maior. Esse enredo é quase um romance, é quase um mistério, é quase uma Alasca.
Curiosidade:
Na edição comemorativa de 10 anos de 'Quem é você, Alasca?' inclui as cenas cortadas, as cenas que foram revisadas e alteradas várias vezes, explicações de como ele datou o livro e seus eventos, o autor respondendo perguntas de fãs e, por fim, uma retrospectiva literária do livro.
Comentários
Postar um comentário