[RESENHA] DANÇANDO NA VARANDA DE NICOLE AYRES


.
Nicole é uma mulher determinada disposta a correr atrás da realização de todos os seus projetos. Sendo desafiada desde a infância, ela é uma professora de francês que ama o que faz, mas sempre sente que pode fazer mais. Uma profissional competente, uma namorada apaixonada e uma acadêmica exemplar. Uma mulher forte o suficiente para esconder toda a fragilidade que existe por trás do seu ser.

“A ficção se tornou, pra mim, um território seguro. Personagens não magoam. Mas também não nos proporcionam experiências autênticas.”

Um fato engraçado sobre a vida é que de repente tudo pode mudar e com Nicole não foi diferente. Um fato mudou toda a sua existência. Tudo vem à tona quando sua identidade foi tomada em um assalto. Um roubo de identidade, a perda de quem ela é. Esse fato marca uma nova trajetória para Nicole. A busca por si mesma, a necessidade de sobrevivência, a transparência da loucura que é viver.

“Mas, por enquanto, estava celebrando as conquistas. Em fevereiro daquele ano, além de começar o Mestrado e ter uma monografia pra fazer como conclusão da especialização, eu também entrava em um emprego novo. Por enquanto, era ladeira acima. Como de praxe, consegui subir bem alto antes da queda.”

Com uma escrita leve e intimista, Dançando na Varanda é um livro confessional sobre uma mulher que sofreu um surto psicótico após um acumulo de preocupações e funções. Nós vivemos com a cobrança de sermos uma mulher carinhosa, mães presentes, filhas educadas, irmãs pacientes, estudantes empenhadas, profissionais capacitadas, namoradas comprometidas e tantos outros papéis que nos são atribuídos sem que tenhamos o interesse de ser assim. E esse livro é justamente sobre isso: não suportar todos os fardos que colocam sobre nós e aguentar tudo sozinha. Nós não estamos sozinhas.

“Hoje descobri que é muito mais divertido ser um coletivo, que é muito mais potente brilhar junto. Povo vitorioso. Sim. Porque, juntos atingimos a vitória. [...] Ainda bem que hoje eu seu que não preciso de ninguém, só de todo mundo.” 

Esse livro é sobre como é importante sentir, sobre a necessidade de se viver o luto de um termino, sobre como é doloroso amar e, principalmente, sobre como é bom viver. Esse não é um livro de autoajuda, mas, com certeza, faz o leitor refletir sobre suas próprias decisões e experiências. É uma obra que acalenta e qualquer um consegue se identificar. Fala sobre tempo, autocuidado, conhecimento de si e tudo que envolve ser humano. É o relato de um processo doloroso que fez Nicole renascer. Dançando na varanda é sobre a Nicole, sobre mim e sobre você. 

“O mundo vai continuar girando se eu deixar de existir. Só que talvez fique um pouco menos divertido. Então eu prefiro continuar, até a festa acabar. O último a sair apaga a luz.”

Título: Dançando na varanda
Autora: Nicole Ayres
Editora: Cult/ Flyve
Ano: 2022

Abrace sua loucura. Ela parte de quem você é.

#KC<3

 

Comentários

Veja também