[Resenha] Feliz por nada



Olá seus lindos!
Estou meio sem inspiração para escrever, me perdoem! Mas qualquer falta de inspiração acaba quando você lê esse livro: Feliz por nada, de Martha Medeiros. É um livro de crônicas que de tão maravilhoso já teve mais de 40 edições.

Eu tenho algumas cronicas preferidas. A primeira é 'Cresça e divirta-se', em que ela conta que quando nós tornamos adultos ficamos com alguma características não muito boas, mas que temos que crescer e se divertir, pois a vida ainda continua.

 "Creio que nos apegamos com desespero a elas por não ter o que colocar no lugar, caso a dor se vá. E então se fica ruminando, alimentando a própria "má sorte", num processo de vitimização que chega ao nível do absurdo. Por que fazemos isso conosco? Amadurecer talvez seja descobrir que sofrer algumas perdas é inevitável, mas que não precisamos nos agarrar à dor para justificar nossa existência. "

O segundo é 'Do outro lado do balcão', que conta sobre a infância. Quando crianças brincávamos de ser cabeleireiro, garçom, motorista de ônibus, enfim, eramos empregados e não patrões. Crescemos e hoje queremos ser empresários e doutores.

"A alegria em servir, mais do que em ser servido, dura pouco, porém mesmo que essa inocência não sobreviva muito tempo, é reconfortante saber que pelo menos na fase inicial da vida acreditamos num mundo mais acolhedor, ainda não intoxicado pela diferença entre os que mandam e os que obedecem."

Outra crônica que me fez rir foi 'Gentil demais'. Conta que gentileza demais não faz bem, e que em uma situação inusitada é preferível priorizar a sua vida à gentileza. 

"Se você tem mais de nove anos de idade, já sabe reconhecer uma ironia e entendeu meu recado: seja gentil, mas não a ponto de perder o tino. Se tiver que ferir suscetibilidades para salvar sua pele, paciência. Atravesse a rua. Desça pela escada. Dê no pé. Sucesso é chegar em casa com vida. "

'As esquisitices do amor' conta o caso de uma amiga dela que tem um relacionamento bem frágil. O conselho que a autora da é para a vida, eu te garanto.

"Quem garante que sem esse amor a vida não será infinitamente mais difícil? Ás vezes é melhor uma rendição do que fugir de um amor que não foi vivido até o fim. Foi isso que nossa amiga psicanalista quis dizer durante o jantar: não antecipe o término do que ainda não acabou, espere a relação chegar até a rapa, e aí sim."

O primeiro que eu li dela foi ' Quando Deus aparece'. É uma crônica que me fez refletir bastante sobre Deus em suas diversas aparições para as mais diversas pessoas. Uma frase que resume esse texto é 'Deus é o que a gente faz dele'.

"Deus aparece quando choro. Quando a fragilidade é tanta que parece que não vou conseguir me reerguer. Quando uma amiga me liga de um país distante e demonstra estar mais perto do que o vizinho do andar de cima. Deus aparece no sorriso do meu sobrinho e no abraço espontâneo das minhas filhas. E nas preocupações da minha mãe, que mãe é sempre um atestado da presença desse cara. E quando eu o chamo de cara e ele não se aborrece, aí tenho certeza de que ele está mesmo comigo."

E por fim, 'Feliz por nada', que dá nome ao livro e que é um texto sobre a valorização da vida, independente dos melhores momentos ou dos piores. Fala sobre ser feliz sem motivos, feliz por nada.

"A vida não é um questionário de Proust. Você não precisa ter que responder ao mundo quais são suas qualidades, sua cor preferida, seu prato favorito, que bicho seria. Que mania de se autoconhecer. Chega de se autoconhecer. Você é o que é, um imperfeito bem-intencionado e que muda de opinião sem a menor culpa. Ser feliz por nada talvez seja isso."

A obra completa é mais linda e inspiradora do que foi colocado acima. Esses são apenas alguns das crônicas lindas da Martha Medeiros. Leiam o livro inteiro se possível, pois vale muito a pena. A autora escreve bem demais e faz reflexões fundamentais para nossa formação como pessoas. Escritora que me inspira muito! Quero conhecer ela um dia <3

Obs: Bastantes crônicas estão diponíveis na internet! 

#KC<3


Comentários

  1. "Mãe é sempre um atestadado da presença desse cara" amei isso, por ser a mais pura verdade...parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Veja também