De quem é a culpa?

    

    Quem nunca falhou na vida? Todos erram todos os dias, ou a maioria deles. No entanto, o ser humano tem uma consciência que na maioria das vezes o impede de errar novamente. Nós temos a capacidade de aprender com a nossa falha, com isso melhoramos. Mas para que isso aconteça, muitas vezes passamos pelo processo da culpa.
  Erramos e nos culpamos por isso. A consciência pesa porque acreditamos que a responsabilidade dos fatos que se procederam é nossa. Isso talvez seja verdade, mas a ocorrência dos fatos se torna inevitável a partir do momento em que agimos. Existe uma necessidade no ser humano em querer controlar cada passo, decisão, ação seja dele ou do outro. Essa característica aflora mais em alguns do que em outros. O problema disso é que quando as situações saem fora dos trilhos, a pessoa se culpa.
    A culpa faz parte do processo de aprendizagem, pois quando se tem responsabilidade sobre algo que não tem o resultado esperado, necessitasse de uma retroalimentação (feed-back), que retoma os resultados anteriores e reajusta a fim de melhorar. Mas quantas vezes não ficamos presos ao error ao invés de aprender com ele?
   Em diversos momentos da nossa vida ficamos presos a um erro que se passou sempre relembrando o que aconteceu. Isso afeta todas as áreas da nossa vida, pois não nos achamos dignos de nos responsabilizarmos novamente. Pode parecer um exagero, mas isso acontece mais do que imaginamos.
    A morte de um ente querido ou uma apresentação de trabalho ruim podem ser fatores de culpa. A segunda situação já aconteceu comigo. Fiquei a semana inteira me culpando pela apresentação não ter saído como estudei, até perceber que a responsabilidade foi minha, mas eu erro como qualquer um. Agora da próxima vez eu sei o que eu não devo fazer. Acho que o pior de tudo foi que um dia antes eu tinha feito um post no blog no Diário de uma (finalmente) universitária sobre o tema. 
   A questão é que todo mundo já se culpou ou se culpa por alguma coisa, e isso faz parte da vida. A culpa é essencial para o crescimento humano, no entanto tudo em excesso faz mal, o que pode acarretar em problemas físicos e mentais. Se você se sente responsável por um dano, não se preocupe. Curta esse momento para aprender alguma coisa que te tornará melhor e te ensinará como ser melhor da próxima vez. Como já dizia um velho ditado tibetano: "Se seu problema tem solução,então não há com que se preocupar.Se seu problema não tem solução, toda preocupação será em vão."

#KC<3



Comentários

Veja também